Indicado para qualquer tipo de dieta (e não só para vegana ou vegetariana!), o tofu é um alimento versátil, podendo ser consumido ao natural, cozido ou grelhado e pode substituir o queijo branco ou a ricota em diversas receitas.

“Além disso, possui baixa caloria e gordura saturada, é livre de colesterol, excelente fonte proteica, rico em cálcio, vitaminas B, D, E, F, K, ácidos graxos poli-insaturados, aminoácidos e minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio”, afirma Marília Zielinski, nutricionista da Grings Alimentos Saudáveis, de São Paulo (SP).

O tofu é um alimento versátil, podendo ser consumido ao natural, cozido ou grelhado e pode substituir o queijo branco ou a ricota em diversas receitas

De acordo com a especialista, o tofu é o tradicional queijo de soja, feito à base da oleaginosa, água e sal amargo (ou sulfato de magnésio). “Por ser rico em proteína, o alimento contribui para o emagrecimento e é ótimo para a saúde dos músculos”, indica. E mais: ajuda a prevenir algumas doenças – como o câncer de mama – e minimiza os sintomas da menopausa e TPM, por conservar os fitosteróis da soja, substâncias semelhantes ao estrógeno.

“Também previne doenças cardiovasculares, ao reduzir a incidência das plaquetas formarem coágulos no sangue”, ressalta. Para consumir, a dica é adicionar ao missoshiro – tradicional sopa de massa de missô com cebolinha – ou usá-lo em pratos frios (como saladas e pastas para o acompanhamento de pães) ou quentes, substituindo o queijo branco ou ricota no preparo de recheio de tortas, e até mesmo grelhado e cozido com outros alimentos.